Maior Poder de Compra Pode Destruir um Negócio?

English Post. 

Apenas alguns exemplos, e sem nomes, para não ferir suscetibilidades.

Primeiro – dois espaços de restauração no Porto. As refeições que servem são idênticas. Ok. As louças são iguais. A forma de colocar a mesa é igual. Ficam praticamente na mesma rua.

Segundo – um restaurante. Abriu recentemente. Não parece um restaurante sequer. Sábado à noite, centro do Porto, vazio.

Terceiro – Aprendi quando comecei a estar à frente de um balcão: primeiro passo, sorrir. E, ainda que não se seja uma pessoa de sorrisos, ainda assim, é possível ser muito simpático e atencioso com o cliente.

O que é grave aqui?

Nada. E provavelmente estou preocupado sem motivo. Mas acredito que:

– a valorização advém da diferenciação e não da cópia. Se o vizinho faz bem, vamos fazer ainda melhor, e não limitarmo-nos a imitar. Just saying.

– hoje em dia, e apenas falando de uma forma geral, uma vez que há algum dinheiro (e isto exagerando), há mais compradores e por isso espaços que provavelmente não iriam durar um mês, estão a durar um ou dois anos. Parece que não há primeiro um estudo sobre o que resulta e o que não resulta. Vale tudo. Sim, principalmente em restaurantes, qualquer um acha que pode ser gestor.

– tratar clientes como um número, e acreditando que há números mais bem tratados. O cuidado com quem compra é o mínimo possível – o mínimo possível para não receber uma classificação de uma estrela no Facebook. No entanto, a preocupação com o bem-estar do cliente e o trabalho pela sua fidelização ficou guardado alguns anos atrás, entre 2008 e 2013, quando havia pouco dinheiro, podia demorar horas até o próximo cliente entrar na loja e por isso era preciso tratar bem os que estavam do nosso lado.

 

Em suma, apenas acredito que, uma vez que o poder de compra geral aumentou um pouco, a fidelização do cliente está a ser guardada num cofre. Um cofre com a chave escondida. Há mais dinheiro, há mais clientes e se este não comprar, o próximo compra. Continuando a viver a espécie de sonho que o país aprecia, pergunto, o que acontecerá quando os cordões da bolsa voltarem a ser apertados?

Porque ouvi falar de uma espécie de ciclo económico…

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Create a website or blog at WordPress.com

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: