Menos Horas. Mais Eficiência. É o Segredo do Trabalho?

English Post.

Este não é um tema completamente novo.

Quem nunca ouviu falar de empresas onde não se trabalho sexta-feira à tarde? Ou de menos uma hora por semana na Função Pública?

Ontem, no site da TVI 24, foi exposto o caso de uma empresa na Nova Zelândia que começou a ter menos um dia de trabalho por semana.

Isso relembrou-me de um print secreen guardado nas profundezas do meu telemóvel – «Could you get all your work done in less than eight hours?», Financiancial Times.

Nesse caso, por necessidade pessoal, um chefe de departamento de uma empresa Australiana, começou a trabalhar cinco horas por dia. Incrível, incrível, percebeu que conseguia naquele tempo, fazer o mesmo trabalho que fazia no tempo habitual. Assim surgiu a ideia de estender a ideia a outros departamentos da empresa. E o resultado foi o mesmo!

Esta é uma ideia que, apesar de não ser nova, é um passo difícil de tomar. E nem sempre corre bem ou como esperado. É um processo que deve passar por uma avaliação e melhoria constante. Por exemplo, neste último caso, este horário ficou fixo no verão, existindo um horário de oito horas durante o resto do ano.

Quais os resultados observados? Uma produção igual ou mais elevada, em menos horas de trabalho, com trabalhadores mais felizes porque têm mais tempo livre.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Create a website or blog at WordPress.com

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: