Como começar do zero – Justin Yuan, Melbourne

English Post.

Novembro, 2017. Duas semanas em Genebra a trabalhar no Projeto da Porto Design Factory e uma oportunidade de conhecer estudantes de Itália e Austrália.

Foi quando conheci o Justin, estudante de Design Industrial em Melbourne. Mostrou-me algumas fotografias e material de treino do desporto que tinha começado a praticar alguns meses atrás – Arco.

O design está-lhe no sangue. Desenhava durante o nosso projeto, nos intervalos e até nos jantares.

Por estes motivos, não foi surpresa ver que o Justin tinha apresentado o seu novo projeto numa uma revista – material personalizado para praticar Arco.

Falei com o Justin e fizemos uma pequena entrevista:

 

L – Para compreender melhor o teu negócio Justin, qual o teu passado a nível escolar?

J – Realizei um curso de design durante oito meses, o que me permitiu passar para o segundo ano do bacharelato de Design Industrial; no bacharelato acabei por estagiar, adquirindo experiência que me proporcionou a possibilidade de entrar na Design Factory.

 

L – Uma grande oportunidade! Aqui no Porto, olhamos para a Design Factory como algo incrível, por ter diferentes métodos. O ritmo de trabalho é muito alto. Sentes o mesmo aí em Melbourne?

J – Sinto que a Design Factory oferece uma experiência prática, mais trabalhado de equipa e a possibilidade de pensar de uma forma mais livre. Ainda assim, e como me tento também direcionar para a parte dos negócios e ao mesmo tempo para a parte prática de criação de produtos, acredito que a Design Factory, neste projeto que decorreu durante o ano, não nos levou a aprofundar totalmente estas duas áreas. (Isto porque este projeto da DF foi um projeto mais conceptual).

 

L – Fiquei com a mesma sensação aqui. Provavelmente seriam os próximos passos se o projeto continuasse. Estavas a dizer que gostavas de entender de negócios; alguma área específica?

J – Tento olhar para os negócios no sentido de vender produtos. Criar um nome para aquilo que a tua ideia ou produto se torna. No meu caso, o meu negócio de material de Arco. A criação de material personalizado para cada pessoa.

 

L – Só mais uma coisa sobre os estudos. Tiveste alguma disciplina sobre negócios (Marketing, Gestão, etc) ou é apenas teu interesse?

J – Um pouco dos dois. Tive uma ou duas disciplinas sobre. Mas agora, criando o meu negócio, isso fez-me perceber o que preciso de fazer para que resulte.

 

L – Pensando agora no teu negócio. Lembro-me de dizeres em novembro que tinhas começado a praticar arco apenas a uns meses atrás, certo?

J – Sim, agora faz 10 – 11 meses. O meu negócio comecei-o em janeiro. Alkon Archery.

 

L – O que te fez realmente começar?

JFinger tabs (clicar para ver o que é).  É algo que te permite ao dedo passar pelo string, protegendo os dedos. Criei um para mim porque não sabia qual o melhor tipo de material para mim, quais as melhores medidas, e teria que comprar vários para saber. Então, decidi criar eu o meu próprio finger tab.

 

L – Estás então a trabalhar já há alguns meses…

J – 4 meses. Este projeto está a avançar lentamente, mas permite-me fazer mais testes de pesquisa e desenvolvimento de modo a criar novos designs. Estou a utilizar impressão 3D como método de produção. Mais controlável e melhor para customizar.

 

L – Estás a fazer só este produto? O finger tab?

J – Estou a fazer mais alguns produtos como bow grips, wights, dampers, sight shades.

 

L – Tu tives-te a ideia, mas como se começou a tornar real?

J – Comecei por fazê-lo para mim e depois vários colegas começaram a perguntar-me como eu tinha quele material e interessaram-se. Fundamentalmente boca a boca.

 

L – Fazes estes produtos a pensar nas medidas, mas desenvolves também o design?

J – Sim, trabalho as medidas personalizadas e depois desenvolvo e adapto o design.

 

O Justin começou este projeto do zero e tinha apenas começado a praticar arco há uns meses atrás. Tentou procurar material para praticar e não encontrou; em vez de continuar a procurar, criou os seus próprios materiais.

Nem sempre é possível, mas o Justin conseguiu juntar o seu gosto por arco e por Design Industrial e assim tornar um hobbie parte do trabalho.

Podem visitar a página do projeto aqui.

[You can sleep or you can build. The choice is yours, every morning.]

 

Este slideshow necessita de JavaScript.


Fotos por Justin e Cathie Chou.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Create a website or blog at WordPress.com

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: