Orçamento Mensal, para que te quero

Este é um dos temas hoje, no Sapo, e vale a pena abordá-lo aqui também.

O Orçamento Mensal pode ser o ponto de partida para não perder dinheiro todos os meses, para poupar mais, para se poder gastar mais e até para juntar dinheiro para as férias do próximo ano!

Então, estas são algumas sugestões:

  1. Definição de Ganhos e Gastos – pode ser no Excel ou numa folha de papel. Criar uma lista em que do lado esquerdo constem as despesas fixas (gasolina, ginásio, carregamento telemóvel) e do lado direito o valor a dispensar para cada uma.
  2. Variável – nessa mesma lista, existem valores variáveis, como o gasto semanal. Assim, pode ser definido um limite razoável, mas sempre um pouco mais acima do expectável.
  3. Ganhos – faz-se o somatório de todos estes gastos. No cimo da folha de cálculo, coloca-se o rendimento mensal.
  4. Definição do Orçamento – nesta fase, o ideal é que exista aqui uma poupança. Ou seja, os gastos poderão ser, por exemplo, 250€ e o rendimento 500€.  Em caso de os gastos e os ganhos serem bastante equiparáveis, poderá tentar-se rever os gastos fixos e variáveis e cortar o que for possível.
  5. Poupança – é importante respeitar o plano criado, para isso pode ajudar que todas as semanas risquem da lista o que já foi gasto. Desta forma é pelo menos possível existir um controlo sobre as contas e, assim, saber se se está a poupar ou a perder dinheiro mensalmente, e, mais importante, saber quanto.

Estes são cinco passos simples para que existe algum controlo sobre o dinheiro movimentado todos os meses.

Mas eu queria poupar mais!

Todos os Bancos têm planos de poupança ou aplicações. Não é complicado iniciar qualquer uma das possibilidades. Planos de poupança todos os meses rendem o que em princípios serão uns cêntimos; as Aplicações implicam o depósito de uma certa quantia, e a impossibilidade de mover esse dinheiro – no entanto, se tudo correr bem (já que existem diferentes tipos de risco neste caso) alguns anos depois regressa esse depósito com algumas centenas a mais.

A parte boa é que depois de pouparem muito, mas muito mesmo, podem ter um gestor de conta e esquecer este trabalho todo.

E pronto, vamos começar a poupar para dar a Volta ao Mundo!

glenn-carstens-peters-190592

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Create a website or blog at WordPress.com

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: