7 Passos para mudar o Currículo

Nos dias de hoje, criar um bom currículo é muitas vezes, mais do que uma questão de conteúdo, uma questão de criatividade e inspiração.

O currículo pode até nem ser o passaporte direto para o trabalho idealizado, mas pode ser parte do que te faz estar presente Na Entrevista.

Depois de muitas pesquisas e uma ajuda do Politécnico do Porto, acho que estes são alguns dos passos mais importantes:

  • Não ao Europasse – claro, depende do trabalho. Mas no fundo, ter um currículo igual a tantos outros não dá vontade de ler e aqui o fundamental, é que o profissional que o vai analisar queira pelo menos isso, continuar a ler.
  • Menos é mais – pouca vontade de ler é geral. Tópicos, frases curtas e gráficos serão fundamentais para que não só os títulos sejam lidos.
  • Bom bom era fazer download de modelos – apesar de não conhecer nenhum site recomendável para realizar o download de modelos fica aqui um link https://goo.gl/vSddFg com alguns exemplos; provavelmente nenhum para copiar, mas só depois de se verem muitos é possível termos as nossas próprias ideias.
  • Modelo – ainda sobre o modelo a utilizar – a organização dos conteúdos é fundamental, porque vai guiar o entrevistador. A cor é outro ponto essencial!
  • Fotografia – pode ser pedido ou não. Nenhuma lei obriga a que seja enviada. No entanto, pode ser uma mais-valia o envio da fotografia, pois pode demonstrar cuidado com o aspeto físico.
  • Informação – uma frase introdutória sobre o que és não é mal pensado. Dados de contacto, experiência profissional, formação académica, línguas e participação em diferentes atividades devem ser os principais pontos.
  • Hobbies – Pensa no que pode ser importante para o emprego em questão e se possível adapta o currículo. Para uns empregos pode ser importante dizeres que foste «campeão da corrida de carros de rolamentos» enquanto para outros pode ser mais importante que «foste tu quem contruiu o próprio carro». Apesar de nem tudo dever constar, existem muitas atividades e experiência que demonstram capacidades que devem ser apresentadas, como capacidade de liderança, organização ou trabalho sobre pressão.

O fundamental é conseguir marcar a diferença, e talvez não seja necessário ser design para isso. Primeiro um aspeto visual agradável e que ajuda a vontade de o ler, segundo, um conteúdo bem organizado para que a leitura e interesse sejam completos. Pode demorar horas, dias ou semanas, mas não desistam até conseguirem O currículo.
Aqui ficam algumas imagens de currículos encontradas em pesquisas anteriores.

 

2 thoughts on “7 Passos para mudar o Currículo

Add yours

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Create a website or blog at WordPress.com

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: