Laddies and Gentlemen – o Clube Porto Rugby chegou!

Na Rua Passos Manuel, no Porto, não cabia mais ninguém. A rua com trânsito, os passeios cheios, turistas e moradores, o Porto é muito bonito, mas não é o paraíso. «Clube Porto Rugby – onde se joga a 3º parte», era uma placa à entrada do Beco Passos Manuel, desci e fui puxado para outro mundo.

Este Clube situa-se na Cave do Ateneu Comercial do Porto, o edifício data de 1885 e desde 1869 que é uma associação ímpar onde atividades lúdicas e culturais têm lugar.

A luz é fraca, há um néon verde atrás do bar. À conversa com Bernardo e Diogo, dois dos responsáveis e criadores do projeto, vou conhecendo a história do Ateneu. As paredes estão cobertas com quadros de desporto, a maioria antigos. As mesas e as cadeiras são de outro tempo também, bem trabalhadas. Dois pilares em mármore e achamos que estamos no Grande Gatsby.

Bernardo Vasquez e Diogo Reis falam do Rugby como quem fala do melhor amigo, recordam um antigo Pub onde se via jogos de Rugby na cidade e explicam a falta que um clube como o Clube Porto Rugby fazia. Há duas mesas de bilhar, parede verde com uma bicicleta, sofás vermelhos, sinto-me num pub do Reino Unido – a inspiração veio dessas terras também, desse ambiente, do Reino do Rugby.

Mas o Ateneu não é só para sócios? É sim – e é por isso que quem quiser entrar tem de se tornar sócio primeiro, mas calma, sócio por um dia é suficiente. Comer bem é um lema por estes lados onde impera a qualidade. Hamburguer com Carne Alentejana de origem protegida e Batatas Fritas Gratinadas com Presunto, acompanhados por uma Cerveja Artesanal Vandoma, pode ser?

A música está sempre presente, agora também ao vivo. Este Clube não está situado em ruas lotadas de bares e restaurantes, nesse sentido está um pouco distante e isso acaba por ser um ponto de diferenciação.

O Clube Porto Rugby não é um bar, é um pub onde se respira desporto e se vibra a ver Rugby no ecrã, situa-se num espaço que é património da Invicta onde foram cuidadosamente preservados todos os detalhes do passado e, prestes a completar um ano, demonstra que a espera para encontrar o espaço ideal valeu a pena, sendo peça fundamental do sucesso conseguido.

Clube Porto Rugby.

Visitem!


Fotografia cedida pelo Clube Porto Rugby.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

Create a website or blog at WordPress.com

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: