Pau Marceneiros – já conheces?

Conheci o trabalho da Pau Marceneiros através de um programa que passa na RTP2 – Madeira Prima – onde é demonstrado o trabalho e contada a história de alguns marceneiros portugueses.

Nunca se conhece Lisboa o suficiente e por isso foi lá que voltei este ano.
Passa-se a Faculdade Lusíada, entra-se num pátio – cheira mesmo a Lisboa – e chegamos à oficina da Pau Marceneiros.

Sérgio contou-nos a história. Trabalhou cerca de vinte anos num escritório onde fazia edição de vídeo e sentia a necessidade de conseguir gerir melhor o seu tempo. Algum tempo para pensar, alguma pesquisa e surgiu o curso de marcenaria, durante o qual ia já construindo algumas peças na garagem.

«O pau é a unidade mais básica dos trabalhos com madeira», conta Sérgio, e por isso, o ideal para constar no nome, identificativo mas diferenciador. Pau Marceneiros assim nasce.

Aqui é dada muita importância à relação com o cliente, aos pedidos que faz, aos seus gostos; entram em contacto com a equipa da Pau Marceneiros, explicam a peça que querem – posteriormente é-lhes enviado um desenho técnico, em 3D, e só depois de aprovado é iniciada a construção da peça, sempre com madeiras certificadas.

É também realizado algum trabalho de restauro. Existem algumas peças que se repetem, como o suporte para bicicletas e o candeeiro de pé apresentados no programa. Mas, fundamentalmente, e fora estas situações, este é um trabalho que permite que todos os dias sejam diferentes!

Quanto ao suporte, deu ainda tempo para pegar num, ainda em construção – e assim se percebe que o simples pode ser complexo, pode fazer a diferença, despertar interesse, pela sua simplicidade de traços, pela sua singularidade e utilidade.

Quando Sérgio iniciou a Pau Marceneiros procurou um pouco o equilíbrio entre as várias atividades que tinha na sua vida– os motivos para criar uma empresa podem ser muitos! Mas com tempo, esforço e dedicação, a Pau Marceneiros foi crescendo e o seu trabalho foi sendo reconhecido, pela sua qualidade, atenção ao detalhe e diferenciação em qualquer peça, desde uma mesa a um suporte de bicicleta. E é isso que conta, a atitude com que tudo é feito.

Visitem a página de Facebook da Pau Marceneiros e conheçam melhor o seu trabalho!


Fotografias e entrevista – com ajuda da Rita!

One thought on “Pau Marceneiros – já conheces?

Add yours

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Create a website or blog at WordPress.com

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: