Manuel Teles Bespoke Tailoring – o sucesso constrói-se!

É diretamente do Atelier Manuel Teles Bespoke Tailoring, na Avenida dos Aliados, que chega a última entrevista do Billionway.

Manuel Teles, com paixão pela área de alfaiataria desde cedo, dedicou-se ao estudo da engenharia têxtil; mas como na verdade as faculdades não ensinam tudo, quando o interesse, paixão e entusiasmo são grandes é preciso ir mais longe. Foi com a ajuda de um professor que Manuel conseguiu alguns estágios em diferentes industrias de têxteis que lhe deram o know how sólido que é a sua imagem de marca; foi aí que estagiou em laboratório, testando, por exemplo, a tensão e resistência de tecidos e apreendendo processos como tinturaria, tecelagem e fiação.

Teve a duração de oito anos o seu percurso profissional antes de trabalhar por si próprio; trabalhou na indústria de fatos de homem, onde trabalhava com diferentes marcas, entre elas Armani, onde escolhia tecidos e ajudava a desenvolver modelos dos mesmos. Foi durante estes anos que, mais uma vez devido ao interesse e gosto pela área se dedicou a aprender a arte do desenho de tecidos com o engenheiro Pinto Vieira, fundador da Vicry.

Era com alguma frequência que visitava Paris , Milão e Florença, dedicando especial atenção nesta cidade à Feira Pitti Uomo, com o intuito de desenvolver algumas coleções, percebendo que o made to measure (link para perceber o significado aqui) estava a ter grande procura. Mais do que isso, Manuel percebeu que era possível fazer mais e melhor, algo inovador, diferenciado, sendo que bespoke era o caminho a seguir – criar uma peça única de raiz seguindo a arte da alfaiataria , específica para cada cliente, à sua medida e plenamente a seu gosto.

É com este fundamento que nasce Manuel Teles Bespoke Tailoring, com criação de fatos e camisas por medida. Primeiro atelier no Porto, mais tarde, outro em Lisboa, com deslocações a grandes capitais europeias como Paris e Madrid, assim como algumas ao outro lado do Atlântico. Peças construídas com técnicas artesanais de alfaiataria, idealizadas minuciosamente onde são apenas utilizados os melhores tecidos, como Ermenegildo Zegna, Dormeuil, Scabal e Loro Piana vindos diretamente de Itália e Inglaterra.

Como conta Manuel, a alfaiataria atingiu o seu ponto mais alto em meados dos anos setenta, iniciando a sua queda com o surgimento das lojas pronto-a-vestir; estas lojas marcaram uma nova época, o fato começou a ser considerado em desuso começando a ser dada preferência à nova roupa, mais leve e barata mas, ao mesmo tempo, indiferenciada, standardizada e de menor qualidade. Diminuiu assim o número de alfaiates e as modas passaram a ser de períodos mais curtos. Todos estes fatores, no seu conjunto, constituem agora uma vantagem competitiva para quem queira iniciar o seu trabalho como alfaiate, no fundo, existindo a possibilidade de realizar um trabalho capaz de sobressair.

No Atelier Manuel Teles Bespoke Tailoring o preço de um fato completo inicia-se pelos 500€, sendo possível, por este valor, obter peças únicas, por medida, a gosto e, assim sendo, intemporais. A criação de laços e gravatas feitas manualmente iniciou-se este ano com grande aceitação dos seus clientes, mantendo em vigor os traços fortes do negócio, a qualidade e a diferenciação.

Esta é uma área de negócio a ter em conta nos anos que se seguem, sendo de esperar de forma expectante pelos próximos passos. No Atelier Manuel Teles Bespoke Tailoring os dados estão lançados, a personalidade da marca é criada diariamente através do profissionalismo e da atenção prestada a cada cliente, num espaço acolhedor e revelador do trabalho diferenciado que é feito diariamente. Um empresário e artesão audaz, inovador e com visão, que tem ao seu dispor todo o know how necessário assim como o conhecimento do mundo em que trabalha.

Uma empresa a não perder de vista!

Para saber mais sobre o projeto, podem visitar a página de facebook do Atelier .

 


*Fotografias gentilmente disponibilizadas pelo Atelier.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Create a website or blog at WordPress.com

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: